sexta-feira, 21 de maio de 2010

18 e 19 de maio - Working

Na terça e quarta as atividades foram mais voltadas para o trabalho, e as discussões sobre como podemos montar uma parceria, com eventuais saídas para almoçar e jantar. Tenho observado com cuidado como é o estilo de trabalho dos indianos. A princípio temos uma mão de obra barata, com muitas pessoas bem formadas, e um grupo bastante inteligente. Por outro lado vemos a característica pacífica e conformista relacionada à cultura que faz com que todos trabalhem com bastante foco, mas sem muitas ambições, e portanto sem muita gana pelo trabalho. Já ouvi também um comentário de que o indiano em geral não é muito criativo pra software, é mais procedural, mas isto terei que ver na prática para ver se é verdade. Não é uma cultura que favoreça muito os artistas, mas não dá pra saber dessas coisas sem conhecer.
Outro assunto que tenho observado bastante é o sistema de castas. Quando perguntei da primeira vez o sobrenome de Ram e de Lokesh eles responderam Vishnoi e Agarwal respectivamente. Só depois descobri que este era na verdade os nomes das castas deles, e não os sobrenomes. Comumente ouvimos falar sobre as castas como a definição da posição da pessoa dentro da hierarquia social, e aqui me contaram que originalmente existiam 4 níveis de castas, os governantes/guerreiros, os sacerdotes/homens de conhecimento, os comerciantes/agricultores e os artesãos/serviçais, depois viriam os de serviços inferiores/excluídos. Contudo, explicam que hoje em dia este sistema já não importa mais, existindo apenas 2 níveis, os que têm dinheiro e os excluídos.
Mas a coisa não é tão simples assim. Primeiro que todas as pessoas da família costumam viver juntas na mesma casa, segundo que avós, tios, tias, primos, incluindo segundo e terceiros graus, são considerados família também, podendo viver na mesma casa, ou na mesma rua, mas sempre próximos, de modo que é como se a família fosse o primeiro grau de casta, e daí as outras pessoas da mesma casta acabam sendo parentes em algum sentido. E se formos considerar que os casamentos só costumam ocorrer dentro da mesma casta então acabam sendo mesmo parentes.
Assim, podemos considerar a casta como uma espécie de tribo, onde as várias pessoas compartilham de várias características comuns, como genética, e daí são parecidos e tendem a ter os mesmos talentos inatos, são devotos de um mesmo Deus, e possuem o mesmo escolhido guru para guiar suas ações, este guru define um conjunto de crenças, valores, costumes e códigos que todos seguem, e eles acabam se especializando em uma determinada atividade, e assim se ajudando mutuamente a crescer, acabando por tornarem especialistas naquilo.
Funciona como uma grande família, e as pessoas falam de suas castas com orgulho. Casamentos com pessoas de outras castas costumam ser bastante criticados, e sair de uma casta para ir para outra, ainda que possível, é considerado uma grande traição ao grupo, e nesta situação a pessoa perde todos os amigos, pra não falar que não irá fazer facilmente amigos na nova casta, já que é um imigrante.
A discriminação ocorre como em todo lugar, e pude perceber, embora não de forma explícita nem nunca violenta, a postura de arrogância adotada por pessoas das castas superiores com aqueles que são serviçais, e igualmente notei a postura de subserviência das pessoas serviçais para comigo e com os outros.
Continuo a observar sem julgar se é certo ou não, e sei também que as pessoas com quem tenho interagido não se proclamam superiores a ninguém, até porque a religião hindu é muito centrada no desenvolvimento pessoal, e acho difícil que haja ali espaço para que alguém possa se proclamar superior a outro, pois perante aos deuses todos são iguais em sua inferioridade, no seu caminho para a superação da sansara e fim do ciclo de reencarnação.
Contudo a Índia é um país jovem quando falamos em democracia. O governo tem feito muito pelo desenvolvimento do país e tudo tem se desenvolvido muito rapidamente. Com o crescimento do ensino público e o desenvolvimento da educação da população acredito que muito do que existe hoje no sistema de castas venha a se dissipar nas próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário